domingo, 15 de julho de 2007

você é "resiliente"???

Hoje de manhã, ainda debaixo das cobertas, assisti à reapresentção do programa Saia Justa, no GNT, onde a discussão girou em torno de "resiliência". O termo, pra mim, é novo, eu nunca tinha ouvido, mas ele define um comportamento já conhecido: a capacidade que algumas pessoas possuem de enfrentar suas dificuldades, por mais adversas ou traumáticas que sejam as situações, em contraponto com a opção pelo sofrimento eterno que outras pessoas fazem.
Achei interessante e fiquei me questionando se sou uma pessoa resiliente. A resposta é sim, eu sou!!! Claro que quem me conhece vai perguntar: "Mas e que grandes dificuldades ou traumas enormes vc passou até hoje pra dizer que consegue superá-los?". Realmente, nenhum! Minha vida até hoje tem sido absolutamente comum e normal, com altos e baixos, momentos bons e outros mais difícies, mas nenhum grande trauma que exija um esforço enorme de superação.
Só que na minha opinião isso também é subjetivo. Pra quem não é resiliente - pra usar o termo da moda - tudo vira motivo de queixa, choro, reclamação, sofrimento agudo e uma dificuldade corriqueira do dia-a-dia pode se transformar na desgraça do século. É individual. Isso explica por que pessoas com uma vida igual ou melhor que a minha não conseguem curtir e sofrem constantemente (tudo é difícil e complicado) e outras, com uma história muito mais difícil, que passam por muitas e muitas provações e adversidades conseguem, sabe-se lá a que custo, levantar, sacodir a poeira e dar a volta por cima!
Claro que alguns fatores influem na capacidade de resiliência da pessoa, mas nenhum é determinante, o que me faz acreditar que essa força é algo muuuuito mais profundo mesmo. Coisas que talvez alguns anos de análise possam explicar melhor.

De qualquer forma, achei interessante definir duas coisas: que a resiliência não é um dom que a pessoa nasce com ele ou não. Pode ser desenvolvido e exercitado. E também que ela não nos impede ou poupa do sofrimento! Claro que momentos ou situações difíceis e extremas nos derrubam, nos fazem sofrer! A questão não é impedir o sofrimento, mas encontrar a forma de
lidar com ele!!

Vejo meus filhos e a vontade quase que instintiva que tenho de poupá-los de todo e qualquer sofrimento! Isso é claro, foge totalmente do controle de qualquer mãe, mas ainda que tivesse esse poder mágico, isso iria ajudá-los em quê? Não estaria no enfrentamento dos problemas e frustações desde a infância uma ótima forma de praticar e desenvolver a resiliência?

Pra quem quiser saber mais: http://www.reacao.com.br/programa_sbpc57ra/sbpccontrole/textos/sandravasconcelos-resiliencia.htm
Bjos e boa semana pra todos!!!!!
P.S.: Só pra constar: aqui não vai nenhum juízo sobre a pessoa ser ou não resiliente, o que é certo ou errado, melhor ou pior! Cada um sabe de si e sabe também a dor e a delícia de ser o que é! E viva as diferenças!!!!

sexta-feira, 13 de julho de 2007

finalmente, as fotos!!!



Agora as coisas da reforma estão mais engrenadas e eu finalmente vim postar as fotos da confusão. Como dá pra perceber, ainda falta muuuuuita coisa pra ficar habitável de novo. Além dos detalhes de acabamento (assoalho, gesso, lustres e luminárias, pintura...), vou trocar todas as janelas por modelos maiores e sem a película de proteção, que escurece demais os ambientes.




Felizmente a maioria dos meus móveis não era feita sob medida, então vai dar pra aproveitar todos nos novos ambientes. Ainda assim terei que comprar alguma coisa e mandar fazer outras, mas isso vou cuidando aos poucos. Esse ambiente aqui será uma espécia de 'home family'. Aquela sala onde tudo acontece: terá lareira (que ainda não chegou-humpf!!!), toda a aparelhagem da TV, meu scrapcanto (aff, vou ter que aprender a ser organizada, pois não vai dar mais pra fechar a porta e esconder a bagunça!!!) e na mesma bancada um mini home office pro meu marido, com o computador dele.

A sala de jantar vai ficar no mesmo ambiente, separada apenas por uma pequena divisória que vai esconder o pilar estrutural, a chaminé da lareira e a TV. E ao lado, integrada tb, vai ficar a minha nova cozinha, uma cozinha gourmet!! Viva!!!! A cozinha é super pequena, qdo construímos essa casa eu trabalhava demais e NUNCA cozinhava. Como as coisas mudam!!! Hoje, sou eu que cozinho todos os dias!!! Passo minhas manhãs na cozinha e, apesar de nunca ter gostado muito de cozinhar, tenho me esforçado e até que aprendi a gostar da brincadeira!!!







Tanto que resolvi aumentá-la e deixá-la mais agradável, já que fico tanto tempo nesse lugar da casa. Nessa parte ainda não começamos a mexer, primeiro por causa da bagunça e depois por causa do $$$!!! Primeiro vamos acabar bem um lado pra depois começar o outro. Por partes, como diria meu marido fofo!!!! Faz tempinho que tirei essas fotos, a casa não está mais organizada(??) assim, pq estamos mexendo no quarto da minha filha então no momento tem colchão, móveis, malas, roupas e sapatos espalhados pela sala. Tenho que respirar fundo 10 vezes cada vez que olho pro canto da bagunça...


Mas ela já esteve muuuuito pior. Olha só essas fotos: eram somente as lonas pretas que nos separavam da confusão: dá pra imaginar uma semana e pouco nessa situação??? Mas tá valendo a pena!!!
E, Gê, antes de começar dá preguiça, sim!!! Sou super acomodada então só de imaginar o que eu teria que enfrentar dava vontade de desistir. Mas coragem, que depois vc vai ver que é mais fácil do que parecia!!!
Bjos mil!!!

terça-feira, 10 de julho de 2007

apareceu a margarida!!!

Que bela blogueira tenho me saído nesses dias, né? Mais de duas semanas longe da internet... Não bastasse toda a confusão da reforma, estou sem meu canto, o que quer dizer sem computador também... Até daria pra usar o do meu marido ou meu filho mas durante o dia não tenho conseguido e de noite eles tb usam, então já viu, né... Mas pra falar a verdade não gosto mesmo de usar o computador de outra pessoa. Parece que não encontro nada, não me sinto em casa... Sem contar os dias que ficamos sem net por causa da reforma. A parede por onde passava a tubulação foi pro espaço.
Falando da reforma, apesar de todo o transtorno, estou curtindo um monte!!! Como podem três paredes a menos fazerem tanta diferença??? Os ambientes ficaram maiores, mais iluminados! Ainda tá uma bagunça completa, mas vai ficar muito legal!!! O quarto da minha filha então, ficou enorme!!! A pouca prática aqui errou feio nos cálculos! O mestre-de-obras falou que em dois dias estava tudo quebrado. Ótimo! Só que eu não me toquei que quebrar era o de menos... tem que fazer tudo de novo! Tomadas, fiação, gesso, pintura... Então, o que eu achei que levaria uma semana, duas no máximo, vai longe...
Da próxima vez que passar por aqui quero ver se coloco umas fotos da confusão! Sei lá o motivo, mas o computador do meu filho não está lendo as imagens no CD. Agora deixa eu aproveitar que sobrou um tempinho e correr por aí nos blogs e no Scrapdiary me ficar por dentro das news!!! Bjos!!!!